sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Guaraná: Uma bebida popular, mais é saudável?

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




Utilizado pelos índios da Amazónia há milhares de anos, o guaraná cresce espontaneamente neste local. Está na origem de uma bebida muito popular em todo o Brasil.


Uma combinação de guaraná e chá verde pode aumentar a eliminação de até 750 calorias extra por dia. Esta ação deve ao efeito termogénico (acelera a queima de calorias) desta combinação de plantas medicinais.


A Universidade de Northumbria realizou, em 2007, um estudo que confirmou um aumento na performance cognitiva e uma redução na fadiga mental em 129 adultos saudáveis (entre os 18 e os 24 anos de idade) que fizeram um suplemento com guaraná, vitaminas e minerais. É uma das plantas mais ricas em cafeína. Contém também teobromina e teofilina, outros alcaloides do grupo das xantinas que, como a cafeína, estimulam o sistema nervoso, aumentam a secreção de sucos gástricos (melhorando a digestão) e são broncodilatadores e diuréticos. Possui ainda catequinas e epicatequinas com ação antioxidante e antiagregante plaquetária.


Principais propriedades





É um tônico, regulador da energia do organismo. Faz parte da composição de muitas bebidas energéticas. Estimula o sistema nervoso, sendo utilizado para evitar a fadiga em atletas (aumentando as performances físicas) ou estudantes (aumentando a capacidade de concentração e raciocínio).


Outras propriedades


Graças à sua ação antioxidante, é útil na prevenção dos trombos e formação de placas de ateroma, prevenindo AVC e enfarte do miocárdio. Pode também ajudar no tratamento de digestões difíceis e úlceras do estômago e duodeno, e ser usado como diurético.


Mais recentemente, alguns estudos apontam uma ação antialérgica que vem complementar ou justificar a sua ação broncodilatadora. Pode ainda ser utilizado em casos de disfunção erétil, juntamente com a damiana.


Precauções


São as mesmas do café. Deve ser usado com cautela em pessoas com hipertensão arterial, palpitações, com distúrbios do sistema nervoso ou problemas de insônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário