sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Gengibre: Ideal para gripes e resfriados

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em capsulas (em pó) ou cristalizado.


Propriedades do Gengibre





- O gengibre na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.


- Também se podem tomar banhos de imersão em água com gengibre, sendo que a cultura popular diz que o banho com gengibre auxilia no alívio dos sintomas da artrite, das dores na coluna, das dores na cabeça, da gota, sendo que também diminui cólicas menstruais e congestão nasal.


- O gengibre tem uma poderosa ação sobre o sistema digestivo, auxiliando contra náuseas.


- O gengibre também tem ação bactericida, agindo como desintoxicante. Há quem diga ainda que ele é um poderoso afrodisíaco, sendo que seu óleo é utilizado para massagear o corpo e assim esquentar e excitar os órgãos sexuais, sendo mesmo utilizado contra a disfunção erétil, uma vez que age sobre a circulação sanguínea.


- Pode ser utilizado na desintoxicação do organismo, sendo considerado anticoagulante, antioxidante e anti-inflamatório


- O gengibre pode ser utilizado para tratar cólera, reumatismo e até mesmo doenças nervosas, além de doenças do sistema respiratório, como bronquite, asma e inflamação na garganta


- O gengibre pode ser utilizado no tratamento da depressão.


Comprovação




O Dr. Krishna Srivastava, da universidade de Odense, na Dinamarca, pesquisou onze condimentos e descobriu que sete deles tinham efeitos anticoagulante. Os mais potentes foram cravo, gengibre, cominho e açafrão.


O gengibre realmente é um poderoso anticoagulante nos seres humanos, como descobriu Charles R. Dorso, M.D., da Faculdade de Medicina da Cornell University.


O Dr. Dorso relatou que o agente ativo era o gingerol, um componente do gengibre quimicamente semelhante à aspirina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário