sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Alface: O Calmante do estômago e do sistema nervoso

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




A alface é uma planta de folhas verdes que cresce em todo o mundo. Geralmente é consumida crua, pois possui um sabor muito agradável e suave, além de ser ideal para consumir em saladas. Ela contém pouquíssimas calorias e aporta muitos nutrientes (ela é rica em vitaminas do complexo b: B1, B2, B9 e B3 principalmente, A, C, e E; também contém diversos aminoácidos e minerais) pelo que é um dos elementos preferidos em muitas mesas.


A alface é um alimento cuja digestão é relativamente simples, tem um teor calórico muito baixo e a presença de fibras indigeríveis faz deste alimento uma excelente opção para promover a regularização do trânsito intestinal.


É um excelente sedativo, recomendada em casos de insônia, ataques nervosos, dores menstruais e também regula os estados hormonais alterados. Diminui os níveis de açúcar no sangue, previne a aderência das gorduras nocivas nas paredes arteriais e diminui o colesterol.


Propriedades:





- Antiácida
- Anti-reumática
- Calmante do estômago e do sistema nervoso
- Diurética
- Eupéptica
- Laxante (leve),
- Rejuvenescedora
- Sonífero.


Indicações:





- Agitação
- Conjuntivite
- Espermatorréia
- Hipocondria
- Insônia
- Iquerícia
- Nevralgia intestinal
- Nervos
- Palpitação do coração
- Priapismo
- Reumatismo
- Tosse
- Tensão nervosa
- Vertigem
- Nevralgia intestinal


Dica: Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar, deixando algumas com talos mais grosso. Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, cozinhe os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente antes de dormir. Este caldo do talo de alface também é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário