domingo, 4 de dezembro de 2011

Cereais: Saudável, ou Não?

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




A Resposta é sim, Os cereais são sim muito saudáveis, são excelente fonte de carboidratos e podem ser integrais ou refinados.


Este alimento é importante ainda para garantir os níveis de energia e vitalidade, ao mesmo tempo que ajudam a diminuir a sensação de cansaço. Vários estudos indicam que as dietas ricas em cereais integrais podem ajudar a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue, um fator de risco da doença cardíaca. Por fim, existem evidências científicas que reforçam os impactos positivos do consumo dos cereais integrais na regulação do peso.





Arroz, aveia, milho, trigo, centeio, cevada e quinua são alguns exemplos de cereais.


Beneficios dos Cereais:




"São fonte de triptofano, aminoácido responsável pela síntese de serotonina, que auxilia no controle da ansiedade, do humor, da dor e no sono. Algumas pesquisas demonstram, ainda, que o triptofano também regula o apetite.", afirma a nutricionista, Renata Collese.


"É importante variar. Nas refeições principais, pode ser feito um rodízio entre o arroz integral, o trigo em grão e o centeio. Para os lanches, aveia e milho. A vantagem da alternância é ter uma dieta mais diversificada.", disse a nutricionista.


"Diminuem os picos de glicose sangüínea após uma refeição, quando consumidos na proporção adequada à cada indivíduo.", disse Renata Collese, nutricionista.


Alerta


A nutricionista ainda aconselha a ficar atento. "Escolha os alimentos que citem ingredientes integrais no rótulo e observe na tabela de informações nutricionais a porcentagem de fibras. Verifique a inclusão de açúcares (sacarose, melado de milho com alto teor de frutose, mel e melaço) e gorduras, para escolher alimentos com menores quantidades destes componentes", afirma a nutricionista.


"O pão pode ser marrom devido ao melaço e não necessariamente integral. Observe a composição do produto. Os líquidos em geral favorecem a ação das fibras insolúveis. Beba água (6 à 8 copos/dia).", disse a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário