domingo, 4 de dezembro de 2011

Chocolate: Delicioso, Indispensável, e Moderado

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




É Chocolatras, chegou a vez do Chocolate, vamos ver os beneficios e maleficios do Chocolate. Começando com boas noticias, Pesquisadores alemães e suiços demonstraram que comer chocolate preto habitalmente reduz o nível de stress e diminui o rsco de sofrer doenças do coração.


O chocolate também é bom para ativar o nosso cérebro, pois contém açúcar e pequenos doses de cafeína. Comer chocolate também nos acalma e provoca uma sensação de felicidade. Tudo isto porque ele contém substâncias que estimulam as regiões do cérebro responsáveis por nos dar a sensação de bem estar. Por isto é que nós gostamos tanto de comer chocolate, porque ele nos faz esquecer os problemas e as coisas menos agradáveis da nossa vida.


“Existe uma substância antioxidante presente na semente de cacau chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim) o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos”., afirma a nutricionista, e Coordenadora do Setor de Nutrição Preventiva do Hospital do Coração, em São Paulo, Cyntia Carla da Silva.


Os mesmo benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite e branco. Porém, chocolate é uma alimento rico em caloria, então o seu consumo requer a redução de ingestão de calorias vindas de outras fontes da alimentação. O consumo de chocolate também deve ser moderado por ter grandes quantidades gordura saturada.





“Na fabricação final do chocolate existe a adição de leite, geralmente integral, o que aumenta a presença de outras gorduras saturadas e colesterol alimentar, que podem elevar o colesterol sanguíneo”., alerta a nutricionista.


Moderação


"Essa recomendação vale também para os chocolates dietéticos, pois apresentam apenas restrição de açúcar, mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional. Por isso é importante ficar atento aos rótulos e a composição nutricional presente nas embalagens.", finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário