segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Espinafre: Ótima construção Muscular, e muita Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




Sempre bem-vindo e cada vez mais presente no prato dos brasileiros, pela facilidade de compra e preço acessível, o espinafre é um alimento recomendado por nutricionistas, pelas diversas substâncias nutritivas que possui. Segundo a nutricionista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, de Curitiba, Gabrielle Macedo, o espinafre possui alto valor nutritivo; é importante fonte de vitaminas e sais minerais, além de possuir possui algumas substâncias pouco conhecidas, mas que trazem grandes benefícios para o ser humano.


Pesquisadores identificaram pelo menos 13 compostos diferentes de flavonóides no espinafre, que funcionam como antioxidantes e como agentes anti-cancerígenos. (Muitas destas substâncias dividem-se numa categoria técnico de flavonóides conhecidos como glicuronídeos methylenedioxyflavonol.


As propriedades anti-cancerígenas do espinafre presentes nestes flavonóides têm sido suficientemente impressionantes para alertar pesquisadores a criar extractos de espinafre especializados, que possam ser utilizados em estudos controlados.





Esses extratos de espinafre foram mostrados para abrandar a divisão celular nas células de câncer de estômago (adenocarcinoma gástrico) e em estudos em animais de laboratório, para reduzir o câncer de pele (papilomas da pele). Um estudo efetuado sobre mulheres adultas residentes em Nova Inglaterra, no final de 1980, também mostrou que o consumo de espinafre está inversamente relacionado à incidência de câncer da mama.


Beneficios:





- Os carotenóides encontrados no espinafre e em outros vegetais de folha verde, combatem o cancro de próstata de duas maneiras diferentes, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition. Os chamados neoxantina carotenóides não só induzem a que as células cancerosas da próstata se autodestruam, mas também as convertem, já no intestino, através de compostos adicionais chamados de neochromes, que colocam as células cancerosas da próstata em estado de êxtase, impedindo assim a sua replicação.


- Rico em vitamina A e folato.


- Rico em vitamina C e potássio.


- Uma fonte vegetariana de proteína
.
- Pouco calórico e com alto teor de fibras


- Para o combate à aterosclerose e à doença cardíaca diabética, poucos alimentos se comparam com o espinafre em número de nutrientes úteis. O espinafre é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina A, devido à sua concentração de beta-caroteno. Esses dois nutrientes são importantes antioxidantes que trabalham para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, sendo que a vitamina C actua como antioxidante solúvel em água, e o beta-caroteno como uma gordura solúvel. Este antioxidante lipossolúvel ajuda a prevenir que o colesterol oxide. O colesterol oxidado é capaz de se fixar e alastrar nas paredes dos vasos sanguíneos, causando o bloqueio das artérias, originando ataques cardíacos ou derrames.


- A vitamina C e o beta-caroteno verificados nos espinafres ajudam a proteger as células do cólon dos efeitos prejudiciais dos radicais livres. O ácido fólico no espinafre ajuda a evitar danos ao DNA e mutações em células do cólon, mesmo quando estes são expostos a substâncias cancerígenas. Estudos mostram que quem ingere alimentos ricos em vitamina C, beta-caroteno e/ou ácido fólico tem um risco muito menor de desenvolver cancro de cólon, comparativamente com quem não o faz.


- Os nutrientes do espinafre também podem ajudar em situações de inflamação. Por exemplo na asma, osteoartrite, osteoporose e artrite reumatóide, doenças que envolvem algum tipo de inflamação. Tanto o beta-caroteno, como a vitamina C e vitamina K possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem ser úteis para reduzir os sintomas em alguns pacientes. Além disso, o magnésio e a riboflavina, dois nutrientes de que o espinafre é uma excelente fonte, podem ajudar a reduzir a frequência das crises de enxaqueca em pessoas que padecem das mesmas.


- A luteína, um carotenóide de proteção contra as doenças oculares (como a degeneração macular relacionada à idade e a catarata), é encontrada em vegetais verdes, principalmente no espinafre, assim como na couve e nos brócolos. Mas as gemas, embora contenham uma quantidade menos significativa do que a luteína do espinafre, são uma fonte muito mais biodisponível, cujo consumo aumenta a concentração de luteína no sangue, muitas vezes maior do que o espinafre. de Acordo com o Journal of Nutrition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário