sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Geléia: Ricas em vitaminas e Minerais

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




As geléias também são uma boa opção como fonte de energia e podem fazer parte do dia-a-dia das pessoas, mas como todo alimento, deve ser consumida de maneira equilibrada


O segredo de uma dieta saudável está na variedade de alimentos e na combinação entre eles. Muitos não sabem, mas as geléias de frutas têm infinitos usos na culinária e podem ser utilizadas para o preparo dos pratos mais simples até os mais sofisticados. Além da elaboração de deliciosas receitas, sejam doces ou salgadas, é possível encontrar nutrientes nas geléias que o nosso organismo necessita.


De acordo com Andréa Esquivel, nutricionista clínica especialista em alimentos funcionais e em alta gastronomia com atuação na área há mais de 20 anos, as geléias de boa qualidade, além de serem ingredientes que dão toque especial aos pratos, são importantes porque contêm pectina - fibras solúveis presente nas geléias, responsáveis pelo aspecto gelatinoso do produto, e que têm atuação benéfica no intestino.





Essas fibras, segundo a especialista, são sustâncias importantes porque serão consumidas pelas boas bactérias que vivem no colón – intestino grosso. Após esse processo, logo serão produzidos no intestino substâncias saudáveis - Ácidos Graxos de Cadeia Curta – (AGCC) que ajudam a eliminar as bactérias maléficas e impedem a absorção de sustâncias carcinogênicas ingeridas por meio da alimentação.


As geléias, diz Andréa, são uma boa opção como fonte de energia, e podem fazer parte do dia-a-dia das refeições, mas, como todo alimento, deve ser consumida de maneira equilibrada. “Esse produto é um aditivo importante para a boa alimentação e pode substituir margarina, manteiga, açúcar, entre outros. A geléia não é fonte de vitaminas, a finalidade é de utilizar como fonte de energia e facilitar o aumento do consumo de fibras", comenta.


Ela lembra ainda que as geléias, por ser fonte calórica, são indicadas para esportistas, pois são de fácil assimilação e absorção. Já para o público infantil, além de criar expectativa de novos sabores e de pratos diferentes, é adequado para repor o gasto de energia, em função da necessidade calórica das crianças.


Para quem não tem idéia de como variar o consumo de geléias, algumas boas dicas são: como recheio de bolos, cobertura de sorvetes, no lugar do açúcar para adoçar sucos e vitaminas e ainda, para preparar deliciosas e diferentes caipirinhas ou batidas, onde as geléias entram no lugar do açúcar. É só deixar a criatividade falar alto.


Dessa forma, pensando no sabor, na qualidade e nos benefícios das geléias para os seus consumidores, a Kiviks Marknad, marca da pioneira linha de geléias Queensberry, oferece ao mercado produtos de alta qualidade com as linhas Classic, Delight e Diet.


Dentre as linhas das geléias Queensberry, a nutricionista informa que nas geléias Diet é utilizada a sucralose, que adoça o produto com um sabor similar ao da sacarose, mantendo o toque adocicado sem retrogosto (sabor artificial e amargoso). A sucralose, informa Andréa, não contém sódio na sua composição, ao contrário da sacarina e do ciclamato, que possuem representativa quantidade de sal. Por esse motivo, as geléias Diet são indicadas também para hipertensos.





Já as geléias Delight, segundo ela, têm redução de açúcar e ingredientes que ajudam a digestão, o que amplia sua utilização também em pratos salgados, como nas carnes, por estimular o processo digestivo, por exemplo. Além disso, os sabores exóticos contribuem para a criação de novas receitas.


Por fim, produzida com pedaços de frutas e primando pela manutenção da integridade do produto, consolidando sua característica 100% natural, a linha Classic também se torna ideal para a inserção na dieta alimentar, de maneira geral, por facilitar a absorção de nutrientes e o trânsito intestinal pela presença das fibras solúveis e ausência de conservadores e estabilizadores.


Sobre a Especialista
Andréa Esquível é nutricionista clínica formada pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e pós-graduada em marketing pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). É especialista em alimentos funcionais, marketing de alimentos, alta gastronomia e professora de pós-graduação na Unopar (Universidade Norte do Paraná) e Ielusc – Associação Educacional Luterana Bom Jesus, em Joinville (SC). É também colaboradora do Conselho Regional de Nutrição, do Sindicato dos Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição e palestrante internacional.


Com informações Fran Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário