sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grelhados: Que tal substituir a fritura?

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




As frituras são um problema para a saúde, isso não é novidade. Mas, às vezes, fica difícil resistir aos deliciosos pratos que incluem alimentos fritos. Mais difícil ainda pode ser trocar frituras por grelhados. Pois saiba que motivos não faltam para você fazer essa substituição. Conheça alguns deles. Enquanto a gordura das frituras prejudica nosso organismo, os grelhados oferecem diversas vantagens para a dieta. Além das calorias já contidas nos alimentos antes do preparo, depois de fritos eles apresentam um valor calórico extra, que pode fazer os ponteiros da balança subirem e também provocar um aumento na taxa do mau colesterol.


"Uma boa maneira de preparar alimentos saudáveis é fazendo uso da boa e velha grelha. Os alimentos grelhados são excelentes para a saúde, substituindo com larga vantagem as frituras. Isso porque as frituras agregam à comida um valor calórico extra, já que incorpora sua gordura à dos alimentos. Os grelhados também evitam a perda de nutrientes. Em outras palavras, você não vai estar apenas matando a fome, vai estar também nutrindo seu corpo para que ele fique mais forte e saudável.", afirma o nutricionista, Marcus Avilla.





Os grelhados também evitam a perda de nutrientes. Em outras palavras, você não vai estar apenas matando a fome, vai estar também nutrindo seu corpo para que ele fique mais forte e saudável. Nas frituras, o uso de gordura animal contribui para a elevação dos níveis de LDL, o colesterol ruim para a saúde.


Lembre-se que os grelhados geralmente são as porções de proteína: peixe, carne, frango ou outro tipo de carne. Uma refeição para ser completa precisa ainda de uma porção de carboidratos (massas, arroz, batata, frutas) e, pelo menos duas vezes ao dia, de uma porção de verduras e legumes. Combinando os alimentos certos e preparando-os da forma mais saudável, não há como errar a mão.


Churrasco VS Grelhado





"Embora os métodos de preparo do churrasco e grelhados sejam muito semelhantes, eles não são a mesma técnica de cozimento. O churrasco exige que o alimento seja cozido lentamente e em uma temperatura baixa, geralmente entre 180º C a 300º C. O sabor dos alimentos grelhados é diferente de assados na churrasqueira porque produz um sabor defumado. O alimento assado em churrasqueira requer mais cuidados que alimentos grelhados. Preparar alimentos na grelha não exige grandes cuidados. Basta pincelar um pouco de óleo na grelha para evitar que se resseque e levar o alimento à grelha quente (por volta de 500ºC). Alimentos mais delicados como peixes e vegetais podem desmanchar quando grelhados diretamente na chapa. Nestes casos, pode utilizar aquelas grades próprias para grelhar que além de facilitar o processo, deixam estes alimentos com uma bela aparência.


"Ao grelhar, reduzimos muito a gordura que ingerimos, pois não é necessário adicionar óleo para preparar um grelhado, ao contrario dos alimentos fritos. Mas lembrem-se, a gordura não deve ser 100% eliminada da alimentação. Ela melhora a textura dos alimentos, e os deixa mais macios e saborosos. O que se deve evitar é o excesso de gordura diário. Comer um alimento mais gordo vez ou outra não mata ninguém.", disse o nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário