quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Acerola: A Fruta da Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




É uma fruta que bem poderia ser nativa do Brasil, tem tudo a ver com as nossas nativas; se parece com a pitanga, embora lembre a cereja européia. Propagou-se logo de sua chegada ao Brasil. Hoje se tornou popular no mercado de polpas, deixando para traz outras frutas nativas brasileiras, comercialmente. Seu cultivo é comum e fácil, de produção satisfatória à partir do terceiro ano de seu plantio. É uma planta rústica, resistente e tem se propagado com facilidade em várias partes do mundo.


O fruto nasce na aceroleira que é um arbusto de até três metros de altura, seu tronco se ramifica desde a base, e sua copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos, têm floração durante todo o ano, e após três ou quatro semanas se dá sua frutificação.


A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.





A acerola está dividida em duas seleções, a acerola vermelha e a acerola laranja.


Principais Propriedades da Acerola:


- Auxilia em problemas do fígado
- Desinterias
- Na cicatrização de feridas
- Supre a falta de Vitamina C
- Combate a anemia
- Abre o apetite
- Diminui doenças infecciosa
- Aumenta o vigor fisico
- Melhora o sistema imunológico
- Protege contra a gripe
- Infecção bucal
- Resfriados
- Estresse
- Tem propriedades hidratantes para os cabelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário