segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Feijão: Uma fonte de beneficios a Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O feijão é uma leguminosa rica em ferro, vitamina B, potássio e fibras. É rico em carboidratos que fornecem a energia para o organismo e sistema nervoso central. Para aquelas pessoas que costumam ter tendência para gases intestinais devem utilizar o feijão com alguma moderação para evitar a acentuação do problema.


Beneficios do Feijão:





- O feijão é rico em fibras que auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, da obesidade, do diabetes e do colesterol;


- Por ser fonte de ferro, seu consumo pode ajudar a evitar o risco de anemia, principalmente a ferropênica;


- É constituído por substâncias antioxidantes, que capturam radicais livres;


- Redução da incidência de câncer;


- O feijão verde (uma das muitas variedades de feijão) possui efeito diurético;


- Rico em carboidratos que auxiliam o funcionamento do sistema nervoso.


Os vegetais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, possuem um baixo valor calórico e o seu consumo ajuda a reduzir as quantidades de arroz, feijão e carnes no almoço e jantar. Estes alimentos contêm substâncias e antioxidantes que são aliados contra várias doenças. Além disso, os vegetais oferecem outros beneficios para a nossa saúde.


Ataque Cardiaco


Os benefícios do feijão para a saúde do coração não se devem apenas à sua fibra, mas também às quantidades significativas de ácido fólico e magnésio do mesmo. O folato ajuda nos níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido que é um produto intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação.


Os níveis sanguíneos elevados de homocisteína são um fator de risco independente para o ataque cardíaco, derrame ou doença vascular periférica, e encontram entre 20-40% dos pacientes com doença cardíaca. Estima-se que o consumo de 100% do valor diário (DV) de folato seria, por si só, capaz de reduzir cerca de 10% do número de ataques cardíacos sofridos pelos americanos a cada ano. Apenas uma xícara de feijão cozido fornece mais da metade (57,3%) do consumo diário recomendado de ácido fólico.


O feijão fornece ainda boas doses de magnesio, que o colocam em vantagem na sua coluna de benefício nos efeitos cardiovasculares. O magnésio é um bloqueador por natureza do canal de cálcio. Quando há uma quantidade suficiente de magnésio, as veias e artérias podem respirar de alívio e relaxamento, o que diminui a resistência e melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes por todo o corpo.


Estudos mostram que a deficiência de magnésio não está associada apenas com o ataque cardíaco, mas que imediatamente após um ataque cardíaco, a falta de magnésio suficiente promove uma lesão radical para o coração. Quer, literalmente, manter o seu coração feliz? Coma feijão - uma porção fornece 19,9% das suas necessidades diárias de magnésio.


Boa Memória





A tiamina participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro / função cognitiva. Isso ocorre porque a tiamina é necessária para a síntese de acetilcolina, o neurotransmissor importante essencial para a memória e cuja falta foi vista como um fator contribuinte significativo relacionado com a idade em função de insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer.


No caso da doença de Alzheimer, que esta caracteriza-se clinicamente por uma diminuição dos níveis de acetilcolina. Não se esqueça de fazer do feijão uma constante na sua dieta saudável: um copo com uma porção de feijão cozido fornece 18,7% do valor diário para a tiamina.


Uma fonte de Proteinas


Se quiser saber como substituir a carne vermelha na sua dieta, torne-se um fã de feijão. Estes feijões são uma boa fonte de proteínas, e quando combinados com um cereal integral como o macarrão de trigo integral ou arroz integral, fornecem proteína comparável ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem as calorias ou gorduras saturadas encontradas nesses alimentos.


E quando você obtiver a sua proteína de feijão, começa também a estabilizar o açúcar no sangue e a receber os benefícios para o coração, prestados pela fibra solúvel dessa leguminosa versátil. Uma xícara de feijão fornece 15,3 gramas de proteína - que é de 30,7% do valor diário de proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário