quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Abobrinha: Indicada para problemas de: Estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre

do ALFABETO DA SAÚDE




Não só tem poucas calorias como é rica em minerais e vitaminas. É aconselhada no tratamento de problemas digestivos e pode ser preparada de mil maneiras diferentes: em sopas, saladas, recheada...


Pertence à mesma espécie botânica da abóbora mas a abobrinha tem as suas próprias características, independentemente da variedade, tamanho ou cor. É constituída essencialmente por água e hidratos de carbono, com uma baixa percentagem de gorduras e de proteínas.


Ainda assim, o consumo deste legume oferece uma quantidade considerável de fibra e, a nível das vitaminas, destaca a presença de folatos (que pertencem à família das vitaminas B) e de uma pequena quantidade de vitamina C. A principal diferença entre a abóbora e a popular Abobrinha é que a primeira é rica em betacarotenos e vitamina A, e a segunda quase não os contém. Em contrapartida, a Abobrinh é rica em minerais, sobretudo, potássio.





Boas razões para Saborear


Ajuda a perder peso


O seu baixo valor calórico faz com que seja recomendada nas dietas para perder peso, ainda que esse valor dependa da forma como é preparada. Quando frita, chega a duplicar o número de calorias porque absorve facilmente o azeite.


É Digestiva


Devido à sua constituição rica em mucilagem (tipo de fibra), este legume tem propriedades emolientes, ou seja, suavizantes da digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.


É benéfica para o coração


Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal). É recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.


Versatilidade na cozinha


A abobrinha pode ser preparada de mil maneiras: cozida, refogada, frita, assada, recheada ou gratinada, em saladas e sopas ou como acompanhamento de carne ou peixe.


Dicas:




- Procure conservar a casca pois é onde estão todos os nutrientes.


- Compre as mais pequenas e compactas, com casca brilhante e sem defeitos nem manchas.


- Antes de as fritar, seque-as bem para o óleo não espirrar.


- Se encontrar abobrinhas com flor, não as tire. Pode cozinhá-las, recheando as maiores e mais frescas com carne, arroz...


- Mantêm frescas até duas semanas na Geladeira.

2 comentários:

Postar um comentário