segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Damasco: Previne Câncer, Catarata, e Derrame

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O damasco (ou abricó) é uma fruta de origem chinesa e siberiana, pertence à família da ameixa, da cereja e do pêssego. O damasqueiro pode atingir cerca de nove metros de altura e suas folhas são largas e arredondadas. É produzido em várias partes do mundo (da Turquia à Ásia Central), e com muitas variedades: damascos brancos, cinzas, pretos e ’pink’; pequenos como ervilhas e grandes como pêras, de sabores variados. No Brasil, apesar do cultivo em escala comercial ser praticamente inexistente, é possível encontrar o fruto fresco.


Em nível histórico, se tem constância que o damasco existia já na China para o 3.000 a.C., enquanto os romanos (que também os consumiam) os introduziram na Europa através da Armênia.


Os damascos se consomem principalmente desde começos da primavera até finais de verão, por isso esta é uma época ideal para poder desfrutar desta maravilhosa fruta.


Propriedades do Damasco:





- O damasco é rico em vitaminas (provitamina A e vitamina C), e minerais (como o potássio, cálcio e magnésio), enquanto também destacam pelo seu conteúdo em betacaroteno e taninos.


- No que se refere a seus benefícios e propriedades, é ideal nas crianças, já que ajuda no crescimento ósseo, nos tecidos e no próprio sistema nervoso destes.


- É importante também para manter a saúde da visão e dos ossos, para o sistema imunológico e produção de energia. Tem propriedades calmantes, digestivas e diuréticas.


- Atua sobre o sistema nervoso, não só no seu desenvolvimento, mas facilitando o impulso nervoso, e inclusive é uma fruta ideal para aquelas pessoas que sofrem stress.


- É bom quando se produz uma redução de defesas, ao reforçar o sistema imunológico. Isso sim não podia esquecer-nos do poder dos betacarotenos e dos taninos, que ao ser uns potentes antioxidantes, ajudam a prevenir a aparição do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário