sábado, 3 de dezembro de 2011

Berinjela: Uma fonte de Proteinas

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




Denomina-se como berinjela, o fruto de uma planta, originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Árabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que, a época de seu plantio é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, geada e excesso de chuva na floração.


A berinjela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio), além de ser digestiva, nutritiva e laxante, possui alcalóides que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo assim a arterosclerose.





Também é recomendada nos casos de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral, problemas de fígado e estômago.


O Colesterol





Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.


Já o falecido professor Sylvio Panizza recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da beringela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.


Propriedades da Berinjela


- Saúde dos Ossos, Dentes: Atua em reações enzimáticas. Faz parte da constituição de ossos, dentes, membrana celular e cromossomos


- Sistema Imunológico: Atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico, nas funções neurológicas,na síntese,liberação e ligação de diversos hormônios , na transmissão de impulsos nervosos e está diretamente relacionado a reprodução.


- Equilíbrio Eletrolítico do Organismo: Atua no equilíbrio eletrolítico do organismo, contração muscular, síntese de glicogênio,metabolismo protéico e de carboidratos, manutenção da diferença de potencial através das membranas celulares.


- Equilíbrio Acido-Básico: Atua no crescimento e diferenciação celular, componente dos ácidos nucléicos e das membranas plasmáticas e auxilia a manutenção do equilíbrio ácido-básico.


- Organismo: Atua como coenzima em diversas reações enzimáticas e exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e lipídios.


- Sistema Nervoso: Dentre diversas funções, atua em reações químicas no organismo e é extremamente importante nos processos de oxirredução. Facilita a absorção do ferro, da glicose e de outros glicídios pelo organismo. Age no sistema nervoso e na síntese de neurotransmissores.


E Mais...


Segundo Pastore, a berinjela contém fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade antiinflamatória, evitando que as plaquetas sanguíneas se aglomerem e inibe a ação de radicais livres no organismo, protegendo moléculas de DNA e lipídeos, prevenindo processos carcinogênicos.


A berinjela mais comercializada é a com casca arroxeada. A tonalidade de sua casca deve-se à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonóides. As duas primeiras substâncias inibem a produção de radicais livres e os flavonóides apresentam propriedades antioxidantes. Sendo assim, recomenda-se que esta seja consumida com as cascas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário