sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aves: Muito sabor e Saúde

escrito por Betsy A. Hornick e Eric Yarnell




As carnes de frango e peru são consideradas alternativas saudáveis de pouca gordura em relação à carne vermelha, mas isso nem sempre é correto. Uma porção de carne escura, como uma coxa de frango com pele, tem uma grande quantidade de gordura. Você tem que escolher a carne de frango certa para realmente evitar essa gordura em excesso. Qual a sua melhor aposta? Carne branca sem pele, de frango ou de peru. Ela tem a menor quantidade de gordura e de calorias. Retirar a pele antes de comer o frango reduz a gordura e as calorias, mas você perderá essa vantagem se fritá-la em muito óleo, mergulhá-la em molhos gordurosos ou cobri-la com queijo.


Se você está tentando reduzir a gordura, o peito de frango sem pele é uma ótima opção de proteína com pouca gordura.





No entanto, você deve ter cuidado porque as carnes de frango e de peru contêm quase a mesma quantidade de colesterol por porção que a carne bovina. A carne de frango é uma ótima fonte de vitaminas B, que não são muito abundantes na carne de boi, mas é apenas uma fonte moderada de ferro.


A carne moída de peru também é uma escolha, mas normalmente tem mais gordura do que se pensa, porque a pele pode ter sido moída junto com a carne. Para uma verdadeira carne moída de baixa gordura, procure por "peito de peru moído".


Escolha e conservação





Quando estiver escolhendo frango ou peru inteiros, procure pelo mais gordinho e firme, com pele úmida e flexível. A cor da pele deve ser branco-cremosa ou amarelada (a cor varia de acordo com a alimentação que a ave recebeu) e ela não deve ter odor algum.


A carne de frango é altamente perecível e representa um convite permanente às bactérias se não for guardada corretamente. Se você comprar um frango ou um peru fresco inteiro, guarde-os o mais rápido possível na parte mais fria da geladeira e use em dois ou três dias. Se você não planeja preparar a carne neste período, lave, seque, corte em pedaços, embale e congele. Ela poderá ficar guardada assim por até nove meses. Se você congelar a ave inteira, sem cortar, poderá ficar no freezer por um ano.


Nunca deixe o frango descongelar em temperatura ambiente. Descongele na geladeira, dentro de um prato para recolher o líquido. Levará de um a dois dias para descongelar um peru pequeno pesando entre 3,6 kg e 5,4 kg e de quatro a cinco dias para um de 9 kg.


Dicas de preparação e conservação


Quando você lidar com o frango cru, lave muito bem as suas mãos com sabonete e água quente antes de tocar em qualquer outro alimento ou utensílio. Também lave muito bem a tábua de cortar e o que mais você tiver usado durante o preparo. Se você pular essa etapa importante da segurança alimentar, estará correndo o risco de causar uma contaminação cruzada, ou seja, de transferir uma bactéria como a salmonela, presente no frango cru, para os outros alimentos servidos na refeição. O cozimento mata a bactéria da salmonela, mas se a bactéria contaminar uma salada crua, por exemplo, poderá ocorrer uma intoxicação alimentar.


Se for marinar a carne de frango ou de peru, deixe marinando na geladeira e não sobre o balcão da cozinha em temperatura ambiente. Não use a vinha-d'alhos como molho para a ave preparada, a menos que você a cozinhe antes de servi-la.


O frango frito, especialmente o do tipo refeição rápida, ele também é cheio de gordura. Opte por maneiras de preparar com pouca gordura. Assar os frangos e os perus inteiros é uma técnica que utiliza pouca gordura. O frango sem pele ou o peito de peru são perfeitos para marinar em molhos com pouca gordura ou quando cortados e misturados com vegetais e fritos em pouco óleo. Os peitos de frango ou de peru também são ótimos para grelhar. Se você desejar acrescentar um molho, espere até o frango estar quase pronto. Se colocado muito antes, ele poderá queimar e ressecar a carne antes de ela estar totalmente pronta.


Não importa a maneira como você prepara o frango ou o peru, mas tenha certeza de que a ave inteira ou a carne escura está realmente pronta, verificando a temperatura interna de 82° C. Para assados sem osso e carne de peito, 76° C. A carne deve estar branca, não rosada e os sucos devem estar claros.


Por muito tempo aconselhou-se remover a pele da galinha ou do peru antes do preparo para diminuir a gordura e as calorias. Acontece que tanto faz remover a pele antes ou depois de cozinhar, pois a gordura e as calorias são quase as mesmas. Já que a carne de galinha sem pele tende a ressecar durante o cozimento, deixe-a enquanto cozinha para segurar a umidade e o sabor. Lembre-se de retirar a pele e qualquer gordura que restou antes da comê-la.


Se você está querendo mais variedade na sua dieta, o peixe também oferece uma fonte de proteínas e é ótimo para combater doenças, se preparado corretamente.


Tradução: AMY TRADUÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário