quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Açaí: A fruta do Anti-Envelhecimento

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




Este fruto nasce numa palmeira denominada açaizeiro. É originário de vários países como o Brasil, Colômbia e Equador, onde é consumido há milhares de anos.


Uma pesquisa, divulgada pelo Nutrition Journal, indica que 100 g de polpa de açaí, ingerida duas vezes por dia, promove ao fim de um mês uma redução da glicose de jejum e níveis de insulina, o colesterol total, diminuindo assim os riscos de doença cardiovascular e diabetes.


Segundo o Journal of Medicinal Food, contrariou a dor, beneficiando a capacidade de locomoção e a realização das atividades diárias, em 14 pacientes que consumiram 120 ml de sumo de açaí durante 12 semanas. Além disso, também aumentou a capacidade antioxidante.


Princípios Ativos




É rico em antocianinas, grandes responsáveis pelo seu forte poder antioxidante, assim como em ácidos gordos mono e polinsaturados que ajudam a reduzir o colesterol, estimulam a função cerebral e a regeneração celular. Oferece também flavonóides com ação antioxidante e anti-inflamatória.


Contém quercetina com ação antialérgica, fibras, com ação protetora do cólon, e vitamina C, com ação ao nível do sistema imunitário, as vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso. É bastante rico em proteínas vegetais. Reduz a expressão de alguns genes envolvidos na dor e estresse oxidativo.


Principais propriedades





Tem um efeito antienvelhecimento, pelas suas elevadas capacidades antioxidantes. Potencia a vitalidade e pode ajudar a contrariar o aparecimento de patologias neurodegenerativas. Regula o funcionamento do sistema imunitário, aumentando a eficácia no combate a infeções e contrariando as alergias.


Ajuda a reduzir o colesterol, aumentando os níveis de colesterol HDL. Diminui a inflamação endotelial, facilitando a dilatação das artérias e a redução da pressão arterial.


Administração


Devem ser consumidos pelo menos 100 ml por dia se atingirem os objetivos terapêuticos descritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário