segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Enlatados: Cuidado com os Alimentos Enlatados

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO


Práticos e acessíveis, os enlatados dominam a rotina alimentar de muita gente. Mas, por trás de tanta praticidade, escondem-se alguns perigos à saúde, por isso esses alimentos merecem muita atenção do consumidor.


Entre os aspectos que devem ser observados está a embalagem. Para não comprometer a qualidade e a segurança do alimento, a embalagem deve estar em perfeita integridade, sem apresentar qualquer dano ou alteração, como furos, amassados, estufamentos, ferrugens, rótulo danificado e sujeiras. Também devem estar completamente vedadas. Outro alerta é que cada alimento possui uma data de validade, que é válida apenas para o produto fechado. Dessa forma, se houver algum dano na embalagem, a validade do produto já não pode ser garantida e o alimento está sujeito a contaminações ou a sofrer mudanças em suas características, como odor, sabor e cor, devido ao seu contato com o ar, luz e com o meio externo.


No caso de apresentarem amassamento, algumas substâncias tóxicas presentes na sua parede interna podem se desprender e se misturar com o alimento. O enferrujamento da embalagem pode ocasionar a sua perfuração, e apenas um pequeno furo deixa o alimento exposto à luz, oxigênio e poeira das prateleiras, ocasionando sua contaminação. As latas estufadas podem ser sinal de crescimento de microorganismos no seu interior, que podem causar uma doença grave, denominada botulismo, que pode até levar à morte.





Antes de abrir a lata, é fundamental que ela seja higienizada. A limpeza pode ser feita com água corrente e uma esponja. Latas que não passam por esse procedimento podem provocar doenças, como a leptospirose.


As caixas mal fechadas podem fazer com que as latas ou vidros caiam durante o manuseio. Verifique as caixas de alimentos enlatados periodicamente durante o carregamento para ver se há avarias. Não aceite uma carga muito avariada.


Atualmente, a maioria dos alimentos enlatados são dispostos de forma unitária para o armazenamento e transporte. Uma grande parte das cargas unitárias de produtos enlatados são embalados com filme plástico hermético antes do embarque. Isto garante a integridade das cargas nos paletes e reduz os pedidos de indenização por danos.


O carregamento compacto é importante, seja no embarque unitário ou carregado manualmente. Qualquer folga que permita que as caixas se desloquem ou caiam pode resultar em produtos danificados. Carregue as caixas ou unidades de palete bem próximas umas das outras e fixe a extremidade da última pilha. Uma boa frase para os transportadores de produtos enlatados é "A única carga certa é uma carga compacta."


Com informações do Hospital Portugûes da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário