sábado, 3 de dezembro de 2011

Café: Indispensável, Mais...

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, apesar de alguns preconceitos. Entretanto, tomar um “cafezinho” em doses moderadas pode trazer à saúde mais benefícios que o simples prazer de degustar a tradicional bebida. Os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também para fins terapêuticos, incluindo o tratamento de doenças. Mais é preciso ter um pouco de cuidado com o café, assim como proporciona beneficios, ele proporciona maleficios a Saúde.


Beneficios do Café:





- Pupilas dilatam para aumentar a acuidade visual.


- Os brônquios dilatam para aumentar a disponibilidade de oxigênio.


- O fígado liberta açúcares e gorduras no sangue para compensar o esforço para sobreviver.


- As fibras musculares, ficam prontas para movimentos rápidos.


- Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial para fornecimento de combustível para os músculos.


- A circulação no sistema digestivo é reduzida para disponibilizar mais sangue para os músculos.


- Pequenos vasos sanguíneos nas extremidades fazem mais sangue para os músculos.


- Quando o seu corpo está num constante estado de alerta, os resultados podem ser devastadores.


Maleficios do Café:





- A cafeína pode causar fortes oscilações da glicose no sangue, causando hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Os sintomas incluem fraqueza, nervosismo, sudorese, tremores e palpitações cardíacas.


- A cafeína pode aumentar a pressão arterial e o colesterol.


-A cafeína pode afectar a produção de ácido clorídrico no estômago, causando uma má digestão. Ela está associada com risco aumentado de úlceras, refluxo ácido, e síndrome do intestino irritável.


- A cafeína pode causar irritação na pele.


- A cafeína pode ter um efeito prejudicial no corpo de equilíbrio cálcio-fósforo, que é associada com artrite reumatóide e osteoporose (ossos porosos).


- A cafeína pode piorar a sua síndrome pré-menstrual, e os sintomas da menopausa.


- A cafeína pode afectar a qualidade do seu sono. O facto de você ter construído uma alta tolerância a cafeína não significa que a qualidade do seu sono não fique comprometida. A cafeína pode também agravar os sintomas de insónias, ataques de pânico e ansiedade.


- A cafeína pode aumentar o risco de aborto espontâneo, malformações congénitas, tais como fenda palatina, e baixo peso à nascença em bébés. As mulheres grávidas devem evitar sempre a cafeína. A cafeína é uma droga estimulante que facilmente atravessa a placenta para o feto em desenvolvimento e também é transmitida através do leite materno.


- Se você toma regularmente mais de 100 mg de cafeína (cerca de metade de um copo de café) por dia, provavelmente você está viciado em cafeína e pode ter alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça , fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.


- Beber café reduz o cálcio no organismo.


Mais, o Café tem seu lado Bom


O consumo diário e moderado de café pelos adultos também pode ajudar ainda a combater a depressão, a quarta principal causa de morte no mundo atualmente, mas que poderá vir a ser a segunda em 2020, conforme informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), depois do infarto do miocárdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário