sábado, 3 de dezembro de 2011

Caju: Uma fonte de beneficios a Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O caju pertence à família das anacardiáceas, em que se encontra a manga, cajá-manga, umbu, ciriguela e aroeira. Um é fruto nativo do Brasil e foi levado pelos os portugueses do Brasil para Ásia e África. No Brasil o cajueiro é encontrado quase em todos os estado brasileiro, principalmente nos estados do Nordeste, devido as condições climática. O estado do Ceará o maior produtor de castanha de caju.


De acordo com a farmacêutica bioquímica Jane Sheila Higino, a polpa desta fruta tem o grande benefício de impedir a proliferação das bactérias. O extrato do caju roxo será usado na ortodontia para evitar a formação da placa bacteriana e também para tratamentos estéticos, melhorando as lesões da acne e controlando a oleosidade da pele.


Beneficios do Caju:





- Estudos demonstraram que o ácido oleico promove a saúde cardiovascular, mesmo em pessoas que sofrem de diabetes.


"Nosso organismo precisa só de 60 mg desse componente por dia. Poderoso antioxidante, está associado até à prevenção do risco de catarata", afirma a professora, Maria Spínola.


- O cobre, componente essencial de um grande número de enzimas, desempenha um papel importante em muitos processos fisiológicos, incluindo a utilização de ferro, a eliminação de radicais livres, o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo e a produção da melanina, o pigmento da pele e cabelo.


- O cobre é também necessário para a atividade da lisil oxidase, uma enzima relacionada com a ligação cruzada do colagénio e da elastina,os quais fornecem a substância fundamental e a flexibilidade dos vasos sanguíneos, dos ossos e das articulações.


- O magnésio, ao criar um equilíbrio com o cálcio, ajuda a regular o tónus dos nervos e dos músculos. Em muitas células nervosas, o magnésio actua como um bloqueador natural do canal de cálcio, impedindo que este se concentre nas células nervosas e que active o nervo. Ao bloquear a entrada do cálcio, o magnésio mantém relaxados os nervos (bem como os vasos sanguíneos e os músculos que estimula). Se a nossa alimentação nos proporciona muito pouco magnésio, o cálcio pode entrar em grandes quantidades e as células nervosas podem ficar com excesso de actividade, emitindo informação em demasia e causando uma contracção excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário