segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Farinha e seus beneficios a Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




Por determinação do governo, desde 2002, toda farinha comercializada no Brasil deve receber doses extras de ferro e de ácido fólico.


Segundo um levantamento realizado por pesquisadores do ITAL, Instituto de Tecnologia de Alimentos, que fica em Campinas, no interior paulista, esse tipo de intervenção é bastante comum em todo o planeta. E, se você está pensando que a norma é intrínseca a países pobres, saiba que até mesmo nos Estados Unidos essa medida já é parte da rotina há muito tempo.


E em todos os programas de fortificação o ferro é sempre o primeiro nutriente a ser incorporado. Isso acontece porque infelizmente sua carência não é rara. Quem está com níveis inadequados acaba mais suscetível a infecções, desânimo e dificuldades cognitivas.


E o que dizer do ácido fólico? Sua atuação mais marcante é, sem dúvida, no desenvolvimento do feto. A vitamina é capaz de barrar danos ao sistema nervoso que podem causar paralisia e problemas mentais.


Segundo a nutricionista, Priscila Arruda, a farinha de aveia é a mais completa de todas. Rica em proteínas, fibras e vitaminas, previne diabetes, câncer de intestino e colesterol ruim. Para quem está de dieta, incluir esta farinha no cardápio pode ser uma boa pedida: ela aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino.





Na sequência, é possível citar a farinha de linhaça que tem como diferencial o auxílio no combate a acne e a de maracujá que ajuda o corpo a eliminar toxinas. “O ideal é fazer um rodízio entre duas ou três farinhas diferentes para garantir diversos nutrientes ao organismo”, comenta Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário