sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Gorduras: Uma boa e ruim alternativa a Saúde

do UNIVERSO ALIMENTAÇÃO




O Nome 'Gordura' já assusta muitas pessoas, mais calma, o Universo Alimentação mostra que existe 'Gordura Ruim' e também 'Gordura Boa. Exemplos de gordura boa, como ômega-3 e ômega-6, são saudáveis e cruciais para um sistema imunológico forte e uma pele saudável. A maioria dos alimentos possui mais de um tipo de gordura. Alguns, como nozes, possuem gordura mono-insaturada, ômega-6 e um pouco de ômega-3. Uma ótima combinação. Outros possuem uma combinação prejudicial à saúde de gordura trans-saturada e saturada.


Fique por Dentro


Os tipos de Gordura:


GORDURAS SATURADAS: São aquelas gorduras formadas por Ácidos Graxos saturados . Aparecem, por exemplo, no toucinho e sebo. Este tipo de gordura é sólida a temperatura ambiente. São muito prejudiciais ao organismo.


GORDURAS INSATURADAS: São aquela formadas por Ácidos Graxos insaturados como o oleico ou palmitoleico. São líquidas na temperatura ambiente e comumentemente são conhecidas como azeites ou óleos vegetais. São exemplos os azeites de oliva e girassol. São as mais saudáveis para o corpo humano.


"Precisamos das gorduras. Elas são vitais para o bom funcionamento do organismo e dos biquínis no verão. Mas a vida é um prato de conhecimento temperado com equívocos, que os experts comem acompanhada de um vinho chamado Equilíbrio. Por isso, você deve sempre separar o joio do trigo. Melhor dizendo, a gordura boa da gordura ruim.", afirma o médico Dr. Alessandro Loiola, palestrante e autor de Vida e Saúde da Criança e Obesidade Infantil.


Gorduras Saturadas




"São as piores. Estas gorduras são sólidas à temperatura ambiente. Aquela gordura de porco assassina que sua avó tinha guardada na cozinha ou a faixa da picanha que causa arrepios nas suas coronárias são bons exemplos. Quando observadas em nível molecular, as gorduras saturadas contém o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo 'saturadas'). Se você quer bater o recorde do infarto mais rápido deste lado da Via Láctea, basta levar uma dieta rica em Gorduras Saturadas.", afirma Dr. Alessandro Loiola.


Gorduras Monoinsaturadas




"Em geral líquidas à temperatura ambiente, as gorduras monoinsaturadas reduzem os níveis de colesterol LDL, considerado o colesterol ruim. As Gorduras Monoinsaturadas são o tipo de gordura que você deve adicionar mais à sua dieta. O Azeite de Oliva é representante mais famoso deste grupo. Abacate e amendoim também são alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas.", afirma o médico.


Gorduras Poliinsaturadas




"As Poliinsaturadas reduzem tanto o colesterol LDL quanto o colesterol HDL - e isto não é legal. Em última análise, são os níveis de colesterol HDL que determinam seu risco para doenças cardiovasculares: não basta ter baixos níveis de Colesterol Total, você precisa de altos níveis de colesterol HDL para se proteger. Os alimentos ricos em Gorduras Poliinsaturadas incluem os óleos de girassol e de milho.", afirma.


Gorduras Hidrogenadas




"Durante o processo de hidrogenação, as gorduras poliinsaturadas ou monoinsaturadas recebem átomos adicionais de hidrogênio para aumentar seu tempo de vida útil. Este processo industrial transforma as gorduras hidrogenadas em gorduras saturadas - e você ainda se recorda que este é o pior tipo, certo? Quando você se deparar com o rótulo de um produto que diz 'contém gorduras hidrogenadas', isto significa que aquele produto contém uma boa quantidade de gorduras saturadas e trans. Saia correndo e lave imediatamente as mãos com água benta.", disse Dr. Alessandro Loiola.


Gorduras Trans




"Também chamados Ácidos Graxos Trans, são uma forma de gordura capaz de aumentar os níveis de LDL (colesterol ruim) e reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Ou seja: o pacote completo para desequilibrar sua pressão e aumentar o risco de ter um derrame. Os ácidos graxos trans sempre estiveram presentes na nossa dieta, mas nunca em níveis tão alarmantes. A Gordura Trans pode ser encontrada em grandes quantidades em margarinas, biscoitos, pacotes de batatinhas fritas, salgadinhos e inúmeros outros alimentos industrializados.", afirma o médico.


Funções das Gorduras


Produção de energia: Um grama de energia de qualquer gordura produz 9000 calorias de energia.


Formam o tecido adiposo que protege os mamíferos contra do frio.


Podem obstruir a irrigação sanguínea em alguns órgãos como o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário